domingo, 14 de setembro de 2008

Carta

Photobucket


Estou a colocá-la aqui porque acho que pode ajudar a outras mães e até professores a entenderem melhor os filhos e alunos.
Photobucket

Olá!!!
Eu sou aquela criança que normalmente não pára quieta na sala, e a quem está sempre a dizer para se calar. É que às vezes eu entendo as coisas antes do senhor acabar de explicar a matéria e se tem de repetir, aborreço-me. Às vezes posso ser muito mal-educado ou explosivo para chamar a atenção.
Gosto de falar de temas que o senhor "acredita" não serem para a minha idade. Está sempre a dizer aos meus pais que perturbo as aulas e que não consigo aprender, no entanto se alguma coisa me interessa aprendo facilmente, mas quando já tenho conhecimentos suficientes ponho de lado porque me aborreço.Não contesto a autoridade mas o entendimento e as explicações.
Aprendo por imitação, o seu exemplo para mim é muito importante. Segundo o senhor estou sempre a transgredir as normas e a criar outras. Se me incentiva-se, conversasse e tentasse compreender seria melhor...para os dois.Os meus pais levaram-me ao médico e dizem que tenho ADHD, uma coisa chamada Deficiência de Atenção com Hiperactividade, e isso quer dizer que não paro quieto, não posso nem consigo prestar atenção durante muito tempo, distraio-me facilmente e é extremamente doloroso para mim estar quieto durante muito tempo seguido.
O médico queria que eu tomasse Concerta (a minha mãe recusou dizendo que as Anfetaminas criam toxicodependentes), então, ela investigou e agora faço coisas que direccionam a minha energia (desporto, Hipismo, natação, golfe) e evita dar-me alimentos com açúcar ou glicose e sinto-me mais calmo.Não gosto que me tratem como criança, talvez saiba menos de certas coisas, mas isso não significa que não saiba, estou no meu processo cada um tem o seu.Dê-me mais tempo para assimilar as coisas, pois aprendo de maneira diferente.Se eu não aprendo de uma forma tradicional... porque usa sempre a mesma maneira? Quem sabe se fosse um método mais prático? Estou sempre aperguntar... porquê? Isso não quer dizer que o estou a pôr à prova nem a querer chatear, tenho somente curiosidade. Se não souber a resposta diga-me.
Não seja evasivo, guie-me para eu encontrar a resposta.Gostaria que me incluísse quando tomasse decisões que me afectam, não sou simplesmente mais um aluno a quem o senhor diz aos gritos que está farto desde o ano passado. Isso magoou-me imenso, sabia?Gostaria que reconhece-se que sou diferente e não que me classificasse como alguém que não merece a pena perder tempo. Não sou nem mais nem menos que o senhor e qualquer um dos meus colegas.Se me explicasse para que serve o que estudamos e que para conseguir certas coisas preciso de disciplina, talvez reagisse de maneira diferente.Quando não me conseguir concentrar faça alguma actividade para me distrair: um Jogo, música, dança... Mas não grite comigo.
Não me deixe de lado.
Sei que muitas vezes se desespera na sala de aula pois não lhe presto atenção.
Já se preocupou em saber o que realmente me interessa?
Pense um pouco nisso antes de me humilhar e rebaixar perante os meus colegas...
Eu também tenho sentimentos, sabia???

Photobucket




blog anjinhos