quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009
As crianças e os animais de estimação
A chegada de uma criança a um lar é sempre um momento de enorme ansiedade e excitação para toda a família e também para os animais de estimação que com ela co-habitam. Alguns cães e gatos têm mesmo alguma dificuldade em adaptar-se a ajustar-se a esta mudança. Alguma preparação vai ajudá-la a ultrapassar melhor esta questão.
Como é que o meu animal deve reagir com a criança?
Existem tantas variáveis no comportamento animal que será certamente impossível traçar um modelo de comportamento específico para esta situação. No entanto, podemos considerar algumas situações que ajudam a definir a eventual reacção do seu animal.
O seu animal está habituado a conviver com crianças? Qual é que foi a reação? Deve apenas preocupar-se que o seu animal já registou anteriores situações de agrssão e violência perante crianças. Neste caso, aconselhamos sempre a consultar um veterinário especialista em comportamento animal, que lhe dará as intruções fundamentais para ultrapassar da melhor forma o periodo de transição e habituação.
O segundo aspecto a ponderar é se o seu animal não está habituado a conviver com crianças. O facto de não estar acustomado com os movimentos, as brincadeiras, os gritos e odores das crianças pode conduzir o se animal a um estado de confução e desorientação. Se os promeiros contactos forem positivos então provavelmente a intergração será fácil. No entanto, esteja sempre atento.
O terceiro ponto a ter em atenção é o processo de desenvolvimento natural da criança. No início anda muito ao colo, mais tarde começa a gatinhar e finalemnte começa a dar os primeiros passos. Também nestas fases de evolução é importante conceder ao seu animal um periodo de habituação. Medo, liderança, instintos territoriais podem conduzir a alguma violência e agressão. Mantenha-se atento ao comportamento do seu animal.
Como pode então preparar a chegada da criança ao lar?
Com nove meses para preparar a chegada da sua criança, a melhor forma de minimizar os problemas de reacção do seu animal é efetuar mudanças graduais nos horários do seu animal, nas brincadeiras, no exercício, na atenção que lhe concede etc. Reflicta bem sobre a sua relação com o animal e efectue as mudanças com tempo antes da chegada do bébé.
Monte o quarto da criança e se não quiser que o seu animal entre então deve negar-lhe essa hipótese mesmo antes da chegada da criança. Se por outro lado quiser qu ele entre no quarto, acopanhe-no nas primeiras vezes para que ele se possa adaptar tranquilamente e de de um modo fácil, saiba onde pode e onde não pode estar ou mexer.
Deve simultaneamente aperfeiçoar o treino de obdiência de modo a nunca perder o controlo sobre o seu animal. Teste-o muitas vezes frente a situações eventuais no ambiente que será da criança.
Quando a criança chegar
O melhor processo é, logo desde o início, evitar qualquer situação de stress e ansiedade na presença do bébé.
Será natural que o seu animal tenha alguns problemas de ajustamento. Poderá mesmo tentar saltar quando a crinaça estiver ao colo, ladrar qnquato esta estiver a dormir, etc...Mantenha as unhas do animal bem aparadas e supervisione sempre a relação entre este e a criança.
Relativamente a treino, recompense sempre o animal pela obediência e pelo comportamento tranquilo junto da criança. Deste modo ele irá associar uma sensação confortável à relação e à convivência com a criança.
Subscrever:
Comment Feed (RSS)
|