sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Cuidados a ter com os bebés no Verão

Photobucket
O Verão está a chegar e, com ele, o bom tempo, o calor, a praia, a piscina e as tão desejadas férias. No entanto, devemos ter em conta que, neste período do ano, existem situações que põem em perigo os bebés. Ir à praia, à piscina, ao rio ou à albufeira proporciona-nos um bem estar físico e mental, mas podem constituir perigo para os bebés e dar origem a queimaduras solares, golpes de calor ou afogamentos.


Para evitarmos tais situações devemos tomar algumas precauções:

1. Queimaduras Solares:

* evitar exposições ao sol entre as 11h e as 16h;

* aplicar frequentemente um protector solar com um índice adequado à idade e ao biotipo do bebé, mas nunca inferior a 20.

* os bebés com menos de um ano de idade não devem ser expostos directamente ao sol, durante os períodos de sol intenso, devendo sempre usar uma t-shirt de cores claras;

*usar chapéu ou boné;

*as crianças devem ingerir regularmente líquidos sem açúcar nem cafeína para evitar a desidratação, como por exemplo água e sumos naturais.

Após uma queimadura solar deve-se evitar nova exposição ao sol, aplicar compressas com água fria e nunca com álcool, manteiga ou óleos gordos e nunca rebentar as bolhas. As queimaduras solares podem ser graves em bebés e crianças mais pequenas, podendo dar febre, bolhas na pele e dor, podendo ser necessário recorrer ao médico.



Photobucket




2. Golpe de Calor:

Os golpes de calor surgem quando o corpo não consegue controlar a sua própria temperatura, os mecanismos de transpiração falham e a temperatura sobe rapidamente podendo, em pouco tempo, atingir as 39ºC. Esta situação pode manifestar-se por febres altas, pele vermelha e quente sem suor, aumento da frequência cardíaca, dores de cabeça, náuseas, confusão e até perda de consciência. Perante estes sintomas deve-se procurar um lugar fresco e deve-se baixar a temperatura do corpo com um banho de água tépida e procurar ajuda médica.



Photobucket




Durante os meses de Verão, o calor aperta e as temperaturas sobem, devendo ser tomadas algumas medidas para evitar os efeitos do calor sobre o organismo dos bebés:

* procurar sempre um local fresco, nas horas de maior calor;

* evitar os esforços físicos

* dar um duche de água tépida ao seu filho

* evitar a permanência de crianças em viaturas estacionadas ao sol

* aumentar a ingestão de líquidos, de preferência água e sumos naturais.


Photobucket




3. Afogamentos

Os afogamentos de crianças são, infelizmente, um acontecimento frequente em todo o mundo, devendo, ser tomadas algumas medidas para os evitarmos:

* vigiar atenta e permanentemente as crianças e nunca as deixar sozinhas;

* utilizar sempre dispositivos de segurança, como por exemplo: bóias, braçadeiras e coletes, adaptadas à idade;

* ensinar as crianças a nadar o mais cedo possível;

* mesmo que as crianças saibam nadar é necessário sempre que o adulto esteja próximo e atento às brincadeiras, principalmente quando brincam com barcos e colchões de água;

* não deixar mergulhar, nunca, em sítios desconhecidos e não permitir saltos mortais ao entrar na água;

* evitar dar refeições pesadas e aguardar três horas antes da criança entrar na água;

* preferir sempre praias vigiadas e com bandeira azul.



Photobucket




Um bom Verão e Boas Férias em SEGURANÇA!!!



blog anjinhos